Case: agilidade e eficiência para rede de varejo

O DESAFIO

O principal desafio para as lojas Lebes era reduzir o número de procedimentos, documentos físicos, e-mails e atividades manuais necessárias ao processo de desligamento de funcionários de suas mais de 100 unidades no Rio Grande do Sul, tornando o processo mais ágil, simples e eficiente.

A SOLUÇÃO

A implementação do Orquestra BPMS permitiu a automatização e padronização dos processos em todas as unidades, antes realizados de forma independente e posteriormente enviados à matriz. Os documentos físicos foram substituídos por eletrônicos e o sistema passou a fazer o cálculo automático de datas a serem cumpridas, adequando-se à legislação trabalhista. Alertas automáticos foram implementados para avisar sobre prazos e a configuração de regras de negócios permitiu o acionamento de todos os envolvidos no processo de forma automática.

OS RESULTADOS

Maior controle e abrangência de atuação do RH, padronizando o processo entre a matriz e as unidades e reduzindo o esforço, a utilização de papel e o tempo necessários para execução das atividades. A implementação das regras de negócios e alertas no sistema minimizou o risco de causas trabalhistas e erros, e o processo como um todo ganhou em agilidade e eficiência.

SOBRE AS LOJAS LEBES

A Lebes é uma das maiores redes varejistas do sul do Brasil, e foi fundada em 1956. Presente em cerca de 80 municípios gaúchos e com mais de 135 filiais, disponibiliza uma grande variedade de itens na linha moda, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, atuando também no ramo de indústria de confecção, com peças vendidas exclusivamente nas lojas Lebes.