Case: agilidade na expansão do Grupo Alis

O DESAFIO

Melhorar os processos administrativos da unidade de Minas Gerais (UNA, antiga Faculdade Alis de Bom Despacho), através da padronização de fluxos de processos, papéis, responsabilidades, prazos e tempos de retorno, buscando redução de custos, o aumento de produtividade e a satisfação dos seus diversos públicos de interesse

A SOLUÇÃO

A partir da implementação do Orquestra, em 2012, mais de 30 processos da instituição já foram automatizados, nas mais diferentes áreas, como Secretaria, TI, Financeiro, Compras, RH e Núcleo de Atendimento, entre outros. A Universidade criou, ainda, o Escritório de Gerenciamento de Processos (EGP), responsável por mapear, automatizar e monitorar todos os processos da unidade, gerando análises para aplicação de diversas melhorias.

OS RESULTADOS

Maior agilidade no processo de expansão do Grupo através da aquisição de novas unidades. A capacidade de rápida entrega do sistema permite que se faça a implementação dos processos e a padronização de todas as atividades de forma muito mais veloz, alinhada às necessidades do negócio. Outro impacto significativo se deu no índice de evasão dos alunos. A parametrização e o monitoramento, permitindo a geração de planos para bloquear o processo de evasão e as melhorias no relacionamento com os alunos e na qualidade de atendimento fizeram com que a meta de redução do índice de evasão fosse superada em 15% no ano de 1014.

SOBRE o GRUPO ALIS EDUCACIONAL

O Grupo Alis Educacional é uma instituição de ensino familiar que contabiliza um dos melhores desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em diversos cursos na sua região. Em junho de 2016, o Grupo Anima se uniu à empresa, numa operação que envolveu R$ 46 milhões. Hoje, o Grupo Alis Educacional compreende a Faculdade Alis de Bom Despacho (agora UNA) e a Faculdade Alis Itabirito, além de 20 pólos de educação a distância em todo o Brasil